19 de fevereiro, de 2025 | 09:42
Bolsonaro sabia e concordou com plano de matar Lula, Alckmin e Moraes
Agência BrasilA denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), apresentada na noite dessa terça-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF), evidencia que o ex-presidente Jair Bolsonaro estava ciente e concordou com o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
De acordo com procurador-geral da República, Paulo Gonet, o plano intitulado Punhal Verde Amarelo” foi arquitetado e levado ao conhecimento do então presidente da República, que a ele anuiu, ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições”.
O plano se desdobrava em minuciosas atividades, requintadas nas suas virtualidades perniciosas. Tinha no Supremo Tribunal Federal o alvo a ser neutralizado”. Cogitava o uso de armas bélicas contra o ministro Alexandre de Moraes e a morte por envenenamento de Luiz Inácio Lula da Silva”, destaca Gonet.
Além do ex-presidente, a denúncia da PGR inclui mais 33 pessoas pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. As acusações envolvem militares, entre eles Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
A denúncia da PGR ressalta ainda que outros planos foram encontrados em posse dos denunciados. Um deles se encerrava com a frase: Lula não sobe a rampa”.
A prova de que o plano não ficou apenas na fase de planejamento seria a execução inicial da Operação Copa 2022.
Foram levadas a cabo ações de monitoramento dos alvos de neutralização, o ministro Alexandre de Moraes e o presidente eleito Lula da Silva. O plano contemplava a morte dos envolvidos, admitindo-se meios como explosivos, instrumentos bélicos ou envenenamento”, menciona o procurador-geral da República.
De acordo com a denúncia ao STF, no dia 15 de dezembro de 2022, os operadores do plano, com todos os preparativos completos, somente não ultimaram o combinado por não haverem conseguido, na última hora, cooptar o Comando do Exército.
Já publicado:
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022.
O dia 9 de novembro de 2022 marcaria o início da fase mais violenta do plano de golpe de Estado. Foi quando o plano Punhal Verde Amarelo" foi impresso dentro do Palácio do Planalto pelo e-assessor da Presidência da República e general do Exército Mário Fernandes, preso durante as investigações.
O documento foi levado por ele no mesmo dia ao Palácio da Alvorada. As investigações da Polícia Federal mostram registro de entrada de Fernandes no Alvorada à 17h48 do dia 9 de novembro.
A ciência do plano pelo presidente da República e sua anuência a ele são evidenciadas por diálogos posteriores, comprobatórios de que Jair Bolsonaro acompanhou a evolução do esquema e a possível data de sua execução integral”, ressalta Gonet.
Um áudio de WhatsApp obtido por policiais federais mostra que Mário Fernandes relata a Mauro Cid que havia estado pessoalmente com Jair Bolsonaro e debatido o momento ideal de serem ultimadas as ações tramadas, conforme a seguinte descrição: Durante a conversa que tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que isso pode, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo. Mas (...), ai na hora, eu disse, pô presidente, mas o quanto antes, a gente já perdeu tantas oportunidades.”
O procurador-geral da República ainda destaca em sua denúncia que o documento apresentado a Bolsonaro indicava a existência de ações de monitoramento já em curso, o que igualmente reforça a ciência prévia da alta cúpula da organização criminosa sobre a ideia que passou a ser operacionalizada segundo o plano Punhal Verde Amarelo”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rj
19 de fevereiro, 2025 | 20:06Ô Bolsonaro, era o táxi da Angélica? Em uma ponto você tem razão, realmente, o povo está sofrendo mesmo. Bom era na época do Minto Inelegível e Inviajável, por enquanto, que tínhamos filas para comprar ossos ou pés de galinhas; a gasolina ficou acima de dez reais; o gás a 160 reais; a carne bovina (não se ofenda, não estou me referindo a você e ao seu rebanho) de qualidade passou de 60 reais o kg etc. Mas o presidente era conservador e defensor da familia tradicional, apesar de ter casado três vezes.
Para você e os demais ruminantes, até para quem não assume a sua bovinice, só tenho um recado: PERDERAM MANÉS! Aceita que dói menos. De preferência, com o Trio Parada Dura e a saudosa Marília Mendonça.”
Guima
19 de fevereiro, 2025 | 17:06Factory of Fake News. Os únicos honestos nesta história é o Geraldo Alkmim e Gilmar Mendes. O Vice presidente cansou de dizer em rede nacional que Lula era corrupto e que iria voltar a cena do crime se 'ganhasse ' as eleições. O segundo Gilmar Mendes assim como outros ministros do STF também cansou de dizer que o PT roubou tanto que tem dinheiro para ganhar eleições nos próximos 50 anos. Esta tudo gravado . Agora julguem conforme seu caráter e consciência.”
Tião Martelo
19 de fevereiro, 2025 | 17:06Esse cidadão ficou 4 anos pregando o ódio.Racista, homofóbico, negacionista e debochou das famílias que perderam entes queridos.Prisão perpétua para esse indivíduo seria pouco.”
Bolsonaro
19 de fevereiro, 2025 | 16:26Sei, nós iríamos pegar um táxi para executar o plano.
Desgoverno petista derretendo, o povo sofrendo para ter o que comer, vem mais uma narrativa. Vamos tirar de letra..”
France
19 de fevereiro, 2025 | 12:3250 anos de cadeia pra esse sujeito será pouco.”
Independente
19 de fevereiro, 2025 | 11:28Um plano pra dar cabo do Presidente, Vice-Presidente, e de um Ministro do Supremo parece tão fantasioso e amalucado que as evidências disso precisam ser incontestáveis. Por que se forem iguais àquelas do triplex e do sítio vai acabar em pizza novamente. Pizza paga com nossos impostos.”
Cidadão
19 de fevereiro, 2025 | 11:08? o Patriota que usa o nome de Deus na sua vida política,a máscara aos poucos vai caindo.”
Jns
19 de fevereiro, 2025 | 09:47O PAÍS QUE NUNCA VAI DAR CERTO
O povo canta labaxúria na igreja biscateiriana para salvar o genocida que debochou da morte de 700 mil pessoas ceifadas pela covid, planejou matar o presidente da república e o seu vice, além de fuzilar um juiz do supremo tribunal federal.”